NOMINUTO.COM
Texto: Alex de Souza
15/08/2007
Além das participações comuns a sites do gênero, internautas podem montar e colocar no ar os próprios programas.
Página inicial da Ráudio.visual.
De tanto se ouvir falar na tal web 2.0, a interatividade se tornou um quesito obrigatório para quem pretende trabalhar no meio virtual. "Queremos que o espaço seja uma grande comunidade de idéias, onde o visitante pode colaborar (a programação está aberta), ler, assistir e ouvir. Na verdade, estamos compartilhando nossos gostos pessoais e convidando outras pessoas a fazer o mesmo, com a condição de ser coisa boa. Então nossa linha editorial é filtrar essa teia e disponibilizar bonitinho pra turma que não quer perder tempo procurando. Como diz nosso slogan: A rÁudio.visual é um atalho entre você e o artista!", explica Yuno Silva, editor da [:]rÁudio.visual.
Mas como se dá essa participação do público? "Além dos comentários nos posts, do fórum (grupo de discussão), da comunidade no Orkut - lugares onde pretendemos discutir essas e outras idéias sobre o mercado alternativo - as pessoas podem enviar programas prontos ou semiprontos (apenas com locução e repertório) que cuidamos do resto para publicar", explica.
O papel dos editores, .TXT. e Fa'sGroove (pseudônimos de Yuno Silva e Rafael Telles no projeto, respectivamente), é definir que tipo de material se encaixa no perfil do site, para depois colocá-lo no ar. "Um bom exemplo é o Fábio Rocha (vocalista da Orquestra Boca Seca). Fabão vestiu-se de Zé Caxangá e assumiu o programa Pindorama (que vai ser periódico, um colaborador fixo vamos dizer assim). Ou seja, quem quiser colaborar pode vir aqui em casa, na base da ráudio, ou mandar via web", convida.
Bandas interessadas em divulgar o próprio trabalho também podem embarcar no projeto. "Estamos abrindo uma caixa postal essa semana para isso", diz.
Pires na mão
"Estamos indo pra Feira da Música em Fortaleza fazer três coisas. A primeira é lançar oficialmente em âmbito regional. A segunda é participar de rodada de negócios e ver o interesse de possiveis investidores - também vamos enquadrar o projeto (já estruturado) nos editais do BNB. A terceira contatar as bandas e produtores e fazer a idéia circular", revela.
A [:]rÁudio.visual a princípio vai tentar cooptar ouvintes em Natal. "Bem, como é internet o âmbito é mundial. Mas vamos começar concentrando em Natal. Acabamos de divulgar e já estamos fazendo contato com o Pará, Sergipe, Pernambuco e Rio Grande do Sul. É gente que tem como colaborar mandando locução gravada: produtores, músicos e jornalistas."
O player usado no site é da goear.com e o banco de dados é o banco de cultura do Overmundo.